Email Marketing: Funciona ou Está Ultrapassado?
- Redação
- 22 de set. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2022
Muitas vezes escutamos que o Email Marketing não funciona, que as pessoas não abrem seus emails, que é um marketing antiquado, ou até que o Email Marketing morreu, mas isso não é verdade.

Índice
O que é Email Marketing?
O Email Marketing é um recurso que você pode usar como estratégia dentro do Marketing Digital.
Pode-se dizer que é uma mala direta eletrônica, no lugar do serviço postal, onde emails são enviados para desenvolver relacionamentos com clientes ou leads (clientes em potencial).
Você pode enviar mensagens de conteúdo, novas ofertas, mensagens de lançamentos de produto ou pode enviar mensagens de interesse de seu público simplesmente para não se esquecerem de você.
Muitas vezes ficamos pensando nas estratégias de marketing que devemos usar para atrair pessoas novas para o nosso site e não damos importância para aquelas que já visitaram nosso site e deixaram seu contato de email, por exemplo.
Sua lista de email é um ativo valioso e você pode entrar em contato direto com o seu público através dele.
Pare para pensar… os seguidores que você tem no Facebook ou Instagram não são seus, são das redes sociais, o que é realmente seu é sua lista de email.
Confesso que quando montei o meu site, minha lista de emails cadastrados estava parada, eu tinha uma lista de pessoas que assinaram minha newsletter ou que compraram meus produtos mas eu não sabia o que fazer com essa lista.
Fiquei com uma lista de email praticamente sem saber o que fazer.
Achei um desperdício um ativo tão valioso (no início não pensava assim) ficar ali parado mas também não tinha ideia do que enviar.
Eu pensei, ficar enviando e-mails sem sentido ou sem uma estratégia definida, meus assinantes poderiam não gostar e acabariam irritados.
Mas também pensei… fiz um trabalho de marketing para atrair pessoas para meu site e quando elas deixam seus emails não faço nada.
Parece uma estupidez?
E… para falar a verdade, é uma das grandes.
Percebi que eu precisava fazer alguma coisa para que as pessoas não ficassem sem resposta ao deixarem seus emails.
O que enviar para minha lista de emails?
Eu foquei em 3 ações básicas que achei importantes de início para o envio destes emails:
O email de boas-vindas
Conteúdo a ser enviado depois do email de boas-vindas
Periodicidade
1. E-mail de boas-vindas
O email de boas-vindas é uma excelente oportunidade de campanha de email que você pode ter, afinal seus assinantes querem ouvir o que você tem a dizer.
Fale um pouco sobre você e informe o que eles receberão nos próximos emails e quando receberão, crie um ar de expectativa e curiosidade que incentive a abertura dos próximos emails.
Seu email de boas-vindas pode conter um link para sua loja, links para qualquer produto que você tenha ou links de mídias sociais enquanto ele aguarda o próximo email.
Antes de você deixar seu assinante sem uma resposta ao assinar sua newsletter saiba que os emails de boas-vindas geralmente têm as maiores taxas de abertura e são a primeira conversa que seus assinantes têm com você.
2. Boletins com conteúdo
Os boletins funcionam muito bem enviando conteúdo para seus assinantes, eles vão abrir o seu email e clicar para ver, e se for um conteúdo realmente interessante, farão isso com frequência.
Você pode também enviar boletins informativos com lançamentos, ou promoções exclusivas usando uma chamada à ação (CTA-Call To Action).
3. Periodicidade
Uma vez decidido a trabalhar com Email Marketing, você pode definir uma frequência para suas campanhas, por exemplo, toda terça às 14:00.
Essa é a parte importante, comprometimento.
É preciso manter a constância dos seus envios porque se você estiver enviando um conteúdo de qualidade seus assinantes estarão esperando seus emails.
Se você demorar muito para começar a enviar suas campanhas ou enviar com um espaço muito grande de tempo entre elas, seus assinantes podem até esquecer que assinaram sua newsletter.
Iniciando com o Email Marketing
Eu sei…é mais um trabalho a ser feito, mas vale a pena?
Sim vale, o que no início era uma lista de emails ali parada em outro momento com as ferramentas certas e disposição se torna um recurso valioso de marketing digital.
O próximo passo é escolher um serviço de marketing por email para poder gerenciar em um lugar só seus assinantes e enviar emails.
Talvez você pense… posso fazer isso no meu Outlook, estou começando minha lista e ela ainda é pequena.
Ok… você pode fazer isto mas, por experiência própria isso realmente pode trazer um trabalho desnecessário.
Existem vários serviços de e-mail marketing grátis que podem atendê-lo satisfatoriamente e que funcionam bem, depois de um tempo, você pode passar para uma versão paga mais completa.
Escolhendo sua ferramenta de Email Marketing
Com uma ferramenta de Email Marketing você pode armazenar os emails capturados em seu site além de ajudar você na execução das estratégias de Email Marketing como segmentação, automatização de mensagens, rastrear taxas de cliques e taxas de abertura.
No começo pode ser difícil escolher qual a melhor ferramenta de Email Marketing usar, dedique um pouco de tempo para analisar os recursos dos planos gratuitos e os valores quando passar para um plano pago.
Vale a pena fazer um teste para ver se a ferramenta é adequada para você.
Separei aqui quatro excelentes serviços de Email Marketing que têm planos iniciais gratuitos e você pode começar a usar hoje.
1- Benchmark

O sistema da Benchmark conta com um editor de arrastar e soltar, muito fácil de usar permitindo a montagem de e-mails de forma simples e rápida. Você pode utilizar modelos prontos para suas campanhas de Email Marketing ou criar seus próprios temas. Você também será capaz de integrar o Benchmark com o WordPress, caso use a plataforma como o seu sistema de gerenciamento de conteúdo. A sua versão grátis dá acesso a todas as áreas incluindo automação de marketing, formulários, pesquisas e relatórios.
Teste grátis: www.benchmarkemail.com
2- Nitronews

A Nitronews é uma ferramenta totalmente brasileira, fácil de usar e eficiente, tem uma interface limpa e bonita e vem ganhando cada vez mais admiradores. Tem a vantagem de ser em português e o atendimento especializado é o seu grande diferencial.
Teste grátis: www.nitronews.com.br
3- Mailchimp

O Mailchimp é a mais conhecida entre as ferramentas de email marketing e também é uma das mais completas, com uma ampla gama de funcionalidades. Entre elas, podemos destacar a facilidade no uso e o design intuitivo, tornando o aprendizado simples.
Teste grátis: www.mailchimp.com
4- Convertkit

O ConvertKit foi lançado em 2013, mas eles têm muitos seguidores entre blogueiros e criadores e, estão aumentando rapidamente sua participação no mercado. Blogueiros e criadores gostam de usar o Convertkit, pois facilita o uso da automação de Email Marketing sem complicar demais as coisas.
Teste grátis: www.convertkit.com
Capturar emails usando formulários opt-in
Depois de escolher sua ferramenta de Email Marketing preferida comece a capturar emails em seu site através de formulários opt-in.
O que é formulário opt-in?
Formulário opt-in ou formulário de inscrição é um local, uma caixa dentro das páginas de seu site onde o visitante pode se cadastrar inserindo os dados solicitados, aceitando receber informações por email. Esses formulários de aceitação podem ser do tipo soft opt-in, single opt-in ou double opt-in.
Onde colocar os formulários opt-in?
Bom, eu já tinha uma caixa padrão de captação de email no rodapé de meu site.

E vi que poderia colocar formulários em outros lugares de forma a otimizar a captura de emails.
Formulários na Página Inicial (Home)
Um formulário de inscrição na página inicial é uma maneira direta e fácil de chamar a atenção dos visitantes e mostrar o que você está oferecendo, temos aqui um exemplo criativo.

Formulários em Pop-ups
Os pop-ups são aqueles formulários de inscrição que aparecem enquanto um usuário está navegando em seu site, podem parecer inoportunos mas se usados com bom gosto e sem serem insistentes costumam ter bons resultados na conversão de assinantes
.

Formulários em Posts
Se o leitor de seu post chegou até o final da leitura é porque seu conteúdo foi bom o suficiente para prender sua atenção, um formulário no final do post pode ser uma ótima oportunidade para ele se inscrever em sua newsletter e receber novos conteúdos interessantes.

Estes são só alguns exemplos, existem vários tipos de formulários e vários outros lugares onde você pode colocá-los, na sua página sobre, na barra lateral de sua página, em uma landing page, no seu menu de navegação ou até em uma página de erro 404, não há limites para a imaginação.
Entretanto, usar o bom senso é uma forma genérica de falar mas a ideia é colocar os formulários em pontos estratégicos, não ser invasivo ou insistente e medir quais estão tendo os melhores resultados de captação.
Conclusão
Existem muitas maneiras de se fazer Marketing Digital e o Email Marketing é uma delas.
Pense no esforço que você está fazendo para obter tráfego para seu site.
Alguns visitantes podem não ter comprado algo de você mas, se inscreveram na sua lista. Isto também é bom, afinal este é um dos objetivos do Email Marketing: sua lista de assinantes.
Faça um teste… se as campanhas de email puderem melhorar sua taxa de conversão já não valeria a pena o esforço?
Leia também:
Comments