Tráfego: O Que é, Fontes, Métricas e Qual a Importância Para Seu Negócio
- Redação
- 31 de ago. de 2020
- 8 min de leitura
Atualizado: 5 de jun. de 2022
Podemos dizer que tráfego na internet é o volume ou quantidade de pessoas que visitam e navegam entre as páginas de seu site, blog ou redes sociais.

Uma das métricas mais importantes e desejadas para um negócio online é a quantidade de tráfego do site.
Mas não é só isso, as informações coletadas sobre o tráfego têm enorme valor estratégico e são de grande utilidade para a análise e tomadas de decisão.
Veremos isso a seguir.
Quando coloquei meu primeiro site no ar fiquei contente por ter um endereço na internet.
O site estava legal, tinha uma boa navegação, levei em consideração todos os cuidados com escrita, imagens, meu público… mas não tinha o número de visitas que eu esperava.
Percebi então que precisava trabalhar em uma coisa chamada tráfego.
Índice
Mas afinal o que é tráfego na internet?
Tráfego na internet é o volume ou quantidade de pessoas que visitam e navegam pelas páginas de seu site, seja através do seu endereço virtual (URL), conteúdo orgânico em pesquisas de buscadores como Google, Bing e Yahoo, anúncios pagos, mídias sociais como Facebook e Instagram, email marketing ou qualquer outra fonte que tenha um link que direcione para seu site.
Certo… descobri que precisava gerar tráfego e a princípio fiz isso da forma mais rápida, que são os anúncios (tráfego pago).
Acabei ficando obcecado por tráfego.
Quanto mais aumentava a verba, mais aumentava o tráfego. Se diminuía a verba o tráfego também diminuía, simples assim.
A vontade de aumentar o volume do tráfego é grande, por isso a primeira atitude que se tem é, aumentar a verba.
Também descobri que você precisa ter um ROI (retorno de investimento) saudável no tráfego pago, caso contrário a conta não fecha e você perde dinheiro.
Notei que somente levar as pessoas ao meu site não era suficiente, tinha que realmente trabalhar o tráfego, analisar seu desempenho e levar em consideração alguns fatores, enxergar outras métricas.
Quantidade ou volume de tráfego não era a única métrica a ser analisada, tinha mais para ser estudado.
Mas antes vamos ver como as pessoas podem chegar ao seu site.
Fontes de Tráfego

De Onde Vem Meu Tráfego?
Para você ter visitantes em seu site eles precisam vir de algum lugar da internet, são as chamadas fontes de tráfego.
Pode ser diretamente através do endereço de seu site, de uma pesquisa nos mecanismos de busca do Google por exemplo ou através de links em outros sites, emails entre outras fontes.
De qualquer forma, para um site sobreviver na internet ele precisa de tráfego, vamos ver abaixo quais são alguns tipos de tráfego.
Tráfego Direto
Tráfego direto é quando você acessa um site digitando o endereço deste site (URL) diretamente na barra de endereço do navegador, isto é, você não pesquisou na rede de pesquisa, não foi através de um link ou anúncio, foi diretamente ao site através da URL.
Se você acessar esse site salvo em seus favoritos, ele conta também como tráfego direto.
Normalmente é usado quando você já conhece o endereço do site ou o anotou para um acesso posterior.
Ou é uma marca forte com um endereço fácil de lembrar.
Tráfego Orgânico
Chamamos de tráfego orgânico todo o tráfego que chega ao seu site como resultado de pesquisa não pagos, isto é, são visitas que vieram através de pesquisas nos mecanismos de busca, como Google, Bing ou Yahoo, por exemplo.
Como este tráfego não tem um custo direto com anúncios, ele é resultado de boas práticas de SEO – Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca) e um bom trabalho de conteúdo (Marketing de Conteúdo) em seu site.
Muitas pessoas podem acessar seu site não por conhecer, mas chegaram até ele para ter alguma resposta às dúvidas ou dores que têm no momento da pesquisa.
A idéia aqui é que seu site apareça na primeira página dos resultados de pesquisa, levando em conta a intenção e o interesse de busca do usuário para que ele receba uma boa qualidade de informação ao acessar seu site, permaneçam e leiam seu conteúdo para encontrar as respostas que procuram.
Importante… o tráfego orgânico pode não ter custo direto com anúncios e links patrocinados, mas é preciso investir tempo em pesquisa e aprendizado para a criação de conteúdo relevante e melhorias de SEO e às vezes esse trabalho pode ser terceirizado e acaba tendo um custo.
É um tipo de tráfego que precisa ser cultivado e leva um tempo considerável para você perceber seus resultados, além disso, precisa de um trabalho contínuo para ganhar e manter sua posição nos mecanismos de busca.
Tráfego Pago
Diferentemente do tráfego orgânico que tem o objetivo de atrair visitantes na busca de resolver certo problema ou responder a uma certa dúvida, o tráfego pago serve para você ir até o seu público de forma mais rápida através de anúncios pagos.
Entre os objetivos usados para o tráfego pago podemos destacar alguns como ofertar produtos ou serviços, divulgar o seu site ou impulsionar os conteúdos de seu blog.
No Google você pode fazer anúncios, destacando as palavras-chaves, para aparecerem na rede de pesquisa, onde os resultados aparecem junto aos resultados orgânicos mas são identificados com a palavra “anúncio”.
Existem também os anúncios de rede de display, com o uso de imagem e texto, que podem aparecer como banners em outros sites.
Outras plataformas conhecidas para anúncios pagos são o Facebook, o Instagram e o Youtube.
Tráfego de Referência
Tráfego de referência são aquelas visitas originadas através de links entre sites, são de certa forma uma indicação.
Vou explicar…
Você pode estar lendo um artigo e encontrar links para páginas de outros sites para mostrar a fonte das informações que foram passadas.
Ou pode ser um link para complementar o conteúdo ou alguma informação útil que esteja no mesmo contexto.
Se é um site que você tem confiança no conteúdo, provavelmente você vai clicar no link e dar uma olhada, por se tratar de uma referência e ter mais credibilidade.
Assim, da mesma forma ao receber links de páginas externas para seu site, por ele ter sido referenciado, é provável que o visitante leia um pouco para ver se tem um bom conteúdo e que seja de seu interesse.
Esses links entre sites são chamados de backlinks, se você tem links de vários outros sites apontando para o seu, os mecanismos de busca entendem que suas páginas são úteis e que seu conteúdo é relevante melhorando assim sua posição nos resultados de pesquisa.
Tráfego de Mídia Social
Muitas pessoas utilizam as Redes Sociais todos os dias e quando veem algum conteúdo que realmente gostam elas compartilham com os amigos, seja no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Pinterest ou qualquer outra plataforma social.
Abrir uma página ou um perfil nessas plataformas não tem custos e é muito fácil, depois disso você já pode fazer publicações de seu conteúdo (posts) para divulgar sua empresa.
As publicações dos posts não têm custo e podem funcionar de forma orgânica, mas para você ter um maior alcance e envolvimento, você pode configurar campanhas de anúncios pagos e determinar seu orçamento, quem deseja alcançar, quais são seus interesses entre outras segmentações.
Ao publicar posts e informações com frequência você pode criar um público ou audiência nesses canais e gerar mais tráfego para seu site.
Tráfego de Email
O tráfego de email é feito através de mensagens de emails com links para seu site.
Para você enviar uma campanha de email marketing você primeiro precisa de uma lista de email sua, provavelmente fruto do trabalho de outras fontes de tráfego.
As pessoas acessaram seu site e deixaram seus emails para baixar um ebook, assinar uma newsletter ou fizeram uma compra e autorizaram sua comunicação com elas.
Por isso a probabilidade de engajamento e o click nos links dessas mensagens é muito grande.
Quero dizer, já vieram de um tráfego anterior, interagiram com sua empresa e querem receber mais informações.
Métricas de Tráfego

Não é sobre quantidade mas qualidade.
Gerar tráfego para o seu site é um dos objetivos do marketing digital, não só quantidade mas tráfego de qualidade.
Quanto mais tráfego de qualidade o seu site receber, mais visitantes você pode transformar em clientes.
Afinal a meta deste trabalho é a conversão, ou seja receita.
Para validar e ver se está dando certo o trabalho de tráfego que você está fazendo em seu site é importante identificar quais as métricas a serem rastreadas.
Vamos ver algumas métricas de tráfego que você pode observar para ajudá-lo a acompanhar e otimizar suas estratégias de marketing.
Origens de tráfego
Você pode dividir a quantidade de visitas que você tem em um determinado período por origens de tráfego, isto é, quantos visitantes estão acessando seu site por meio de tráfego direto, tráfego pago, pesquisa orgânica, referências, através da mídia social ou email.
De acordo com sua estratégia de marketing você pode identificar quais as fontes de tráfego estão funcionando melhor para você e quais precisam de uma atenção maior.
Visitantes Novos x Visitantes Recorrentes
Essa é uma métrica que precisamos analisar com cuidado.
Uma grande quantidade de visitantes novos pode parecer bom, afinal você está aumentando a exposição de sua empresa.
Contudo, se esses visitantes apenas entram e rapidamente saem não realizando nenhuma ação, significa que você precisa dar mais atenção, procurar o motivo e repensar sua estratégia de conteúdo.
Os visitantes recorrentes, isto é, que retornam ao seu site são muito importantes pois demonstra que estão interessados o suficiente para voltarem.
Desta forma é muito mais provável que um visitante que retorne realize alguma ação de conversão em seu site.
Taxa de Rejeição
A taxa de rejeição é a porcentagem de visitantes que saem do seu site quase imediatamente após a chegada, a idéia aqui é diminuir essa taxa pois uma taxa de rejeição alta é ruim.
Pois significa que os visitantes que acessaram sua página não se envolveram.
Não clicaram em nenhum link e deixaram o site logo em seguida.
É importante ficar atento a esta métrica pois uma uma alta taxa de rejeição pode significar por exemplo que os visitantes não encontraram o que estavam procurando ou não tiveram uma boa experiência em seu site.
Além de poder prejudicar sua posição nos mecanismos de pesquisa, você pode estar gastando tempo e dinheiro em campanhas de marketing que estão trazendo um tráfego errado para o seu site.
Tempo Médio no Site
Podemos entender que quanto mais qualidade tem seu conteúdo maior é o tempo que os visitantes permanecem no seu site.
Então… de um modo geral quanto mais tempo ficam no site, melhor.
Essa métrica fornece uma boa ideia do quanto você está engajando seus visitantes em todo o site.
Se os visitantes estão ficando pouco tempo, pode ser que as pessoas não estejam lendo seu conteúdo ou o site esteja com uma navegação ruim.
Nestes casos você deveria separar um tempo para identificar os problemas que precisam de mais atenção.
Taxa de Conversão
A taxa de conversão define o número de visitantes que entraram em seu site e eventualmente compraram seu produto, se inscreveram ou clicaram em algum link solicitado.
Você pode estabelecer uma ampla variedade de objetivos ou metas e acompanhar a taxa de conversão para determinar o sucesso de seus esforços de marketing.
A ideia aqui é aumentar a taxa de conversão.
Por exemplo, se você teve 5.000 visitantes e teve 60 conversões, divide-se a quantidade de conversões pelo número de visitantes.
60 / 5.000 = 0,012
Para achar a porcentagem multiplique o resultado por 100.
0,012 x 100 = 1,2%
Seguindo o mesmo raciocínio podemos levantar quanto custou trazer os visitantes para realizar uma ação.
Neste mesmo exemplo vamos supor que o CPC (custo por clique) foi de R$ 0,20 e as conversões foram vendas no valor de R$ 80,00 cada.
5.000 visitantes x R$ 0,20 = R$ 1.000,00 (campanha)
60 conversões x R$ 80,00 = R$ 4.800,00 (vendas)
Então 20,83% do valor de minhas vendas foram para publicidade.
Neste cenário podemos colocar algumas questões.
Este é um bom valor?
Preciso investir no tráfego orgânico?
Preciso diminuir meu CPC?
Devo aumentar minhas fontes de tráfego ou focar em uma só?
Como melhorar minha taxa de conversão?
Conclusão
O resultado do trabalho em gerar tráfego não se resume na quantidade de visitantes que você traz para seu site, vai muito além.
Precisamos definir nossas estratégias e analisar outras métricas para alcançar nossos objetivos.
Se sua estratégia está dando certo, ótimo. Como posso melhorar?
Se não está dando certo, opa. Em qual etapa está o problema e como corrigir?
As métricas para análise variam e cada empresa escolhe o que é melhor para sua estratégia de marketing.
Eu espero que tenha ajudado.
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