top of page

Sites de Busca: Conheça os 6 Buscadores Mais Usados no Brasil 2022

  • Redação
  • 1 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2022

Sites de Busca

Quando fazemos uma busca na internet, o primeiro site de busca que pensamos é o Google, afinal ele detém 96,82% da participação no mercado de mecanismos de busca no Brasil de acordo com os dados do Statcounter.

Sites de busca mais usados no Brasil
Sites de busca mais usados no Brasil – Fonte Statcounter

Embora o Google seja o site de busca mais popular no Brasil, existem alternativas ao Google com opções mais ecológicas e socialmente conscientes ou de privacidade, que podem surpreender você.

O que são sites de busca?


Os sites de busca permitem aos usuários da internet encontrarem todo o tipo de conteúdo a partir do uso de palavras-chave como é feito no Google, por exemplo.

Como funciona um site de busca?


A internet é um lugar gigantesco, se você quiser visitar um site específico e souber o endereço (URL) deste site, poderá encontrá-lo digitando a URL na barra de endereço localizada na parte superior do seu navegador.

Mas e se você não souber o URL? É aí que entram os sites de busca.

Quando você deseja encontrar a resposta a uma pergunta, por exemplo:

“Em que ano foi descoberto o Brasil?” Você precisa pensar sobre quais palavras-chave importantes que você vai digitar na barra de pesquisa do site de busca.

Você pode simplesmente digitar a frase inteira na barra de pesquisa ou economizar tempo e selecionar procurando por palavras-chave como “ano descobrimento Brasil”.

Para encontrar o que você procura, um site de busca com a ajuda de rastreadores, fará uma varredura nas páginas da internet em busca de conteúdo relacionado à sua pesquisa, esses rastreadores podem ser chamados de crawlers, spider ou bots.


Feito isso, o site de busca cria um índice apresentando uma página com sugestão de resultados relevantes, essa página é também chamada de SERP (Search Engine Results Page) – Página de Resultados do Mecanismo de Pesquisa, em português.

Qual a importância dos sites de busca?


As principais características de um site de busca são a variedade e a versatilidade em fornecer o conteúdo certo para o usuário certo no momento certo.

Independentemente da necessidade do usuário e para qualquer situação, ele resolve rapidamente a dúvida trazendo um conteúdo relacionado à sua pesquisa.

Quer saber onde fica o maior museu a céu aberto do mundo? É só pesquisar no site de busca para encontrar a resposta.

Pesquisa no site de busca

E qual site de busca que planta árvores?

Qual site de busca que planta árvores

Se você usa o Google para fazer suas buscas, conheça os 6 buscadores mais usados no Brasil.

1- Google

Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 96,82%

Site de busca Google
Site de busca Google

O Google é o maior e mais conhecido site de buscas, ele se concentrou em dar aos usuários o que eles queriam, tornando-se rapidamente o mecanismo de pesquisa número 1 do mundo, com 92% de participação no mercado mundial.

Seu processo tem como foco identificar a importância e a concordância dos conteúdos encontrados na Internet com relação às palavras pesquisadas, o algoritmo do Google aprende os hábitos e desejos dos usuários para fornecer informações direcionadas rapidamente na busca e oferecer a melhor experiência entre busca e resultados.

2- Bing


Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 1,92%

Site de Busca Bing
Site de busca Bing

O Bing da Microsoft é o segundo buscador mais popular em todo o mundo e também no Brasil, é o mecanismo de pesquisa nativo para dispositivos e computadores com Windows, o Bing oferece ótimos resultados de pesquisa, garantindo mais privacidade e segurança.

O Bing está como a principal alternativa ao Google, ele apresenta anúncios e habilidades como conversão, tradução, verificação ortográfica entre outras funções além de aplicativos móveis para Android e iOS, e é considerado uma das melhores alternativas ao Google.

3- Yahoo!

Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 1,03%

Site de busca Yahoo
Site de busca Yahoo!

O Yahoo! (Yet Another Hierarchical Officious Oracle) é outro mecanismo de busca alternativo que você pode usar e é o terceiro em termos de participação de mercado no Brasil, atrás do Google e do Bing.

Criado em 1994, é um dos motores de busca mais antigos da internet e foi um dos mais populares entre os anos 90 e 2000.

Uma curiosidade sobre o Yahoo! é que além de procurar resultados de pesquisa para consultas diárias, ele pode ser considerado como um portal que oferece e-mail, notícias, compras on-line, jogos entre outras coisas, proporcionando ao usuário uma experiência mais completa em um só lugar.

4- DuckDuckGo

Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 0,13%

Site de busca DuckDuckGo

Site de busca DuckDuckGo

Assim como o Google este mecanismo de busca permite que você procure por tudo, desde imagens, mapas e vídeos, além disso, ele possui uma interface limpa e traz os resultados da pesquisa em apenas uma página onde você pode clicar e rolar para obter mais resultados.

A principal proposta do DuckDuckGo é valorizar a privacidade do usuário, neste mecanismo de busca não há nenhum rastreamento ou armazenamento de históricos de pesquisa.

Outro recursos que diferencia o DuckDuckGo é que ele evita bolhas de filtro, que ocorre quando os usuários obtêm resultados de pesquisa personalizados com base em seu histórico de navegação anterior.

Portanto, se você está procurando um mecanismo de pesquisa mais seguro que o Google, o DuckDuckGo é uma boa alternativa.

Entretanto, o ponto negativo dessa privacidade é que os anúncios exibidos não são tão relevantes para o usuário, e os resultados da pesquisa podem ser de qualidade inferior.

5- Ecosia

Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 0,04%

Site de busca Ecosia
Site de busca Ecosia

Como os outros mecanismos de busca, o Ecosia tem o objetivo de ajudar o usuário a fazer pesquisas na internet e encontrar a informação que precisa contando também com filtros de imagens, notícias e vídeos.

Com a proposta de ajudar o meio ambiente, o Ecosia usa o dinheiro da publicidade para plantar árvores, restauração florestal e projetos sociais, além disso, ao usar esse mecanismo de busca, você está apoiando o reflorestamento de diversos locais.

Ele tem um contador pessoal no canto superior direito que mostra o número de pesquisas que você realizou com Ecosia, sendo necessárias cerca de 45 pesquisas para plantar uma árvore.

Assim como o DuckDuckGo, o Ecosia também se concentra na privacidade e segundo seus administradores, não armazena ou rastreia o registro de pesquisas dos usuários e nem vende seus dados para anunciantes.

6- Yandex

Participação no mercado brasileiro de mecanismos de pesquisa: 0,04%

Site de busca Yandex
Site de busca Yandex

Ocupando o sexto lugar dos buscadores mais usados no Brasil, o Yandex (Yet Another iNDEXer) é um mecanismo de busca russo usado popularmente na Rússia, Bielo-Rússia, Cazaquistão, Turquia e Ucrânia.

Uma curiosidade sobre este buscador, cerca de 44% dos russos usam o Yandex, o Google está em primeiro lugar com 54%. Segundo os dados do Statcounter.

Ele fornece um serviço muito semelhante ao Google e você pode pesquisar sites, imagens, vídeos e notícias em um layout limpo e fácil de usar, além de oferecer mais de 70 serviços diferentes, contemplando ferramentas como o Yandex Disk, um serviço de armazenamento baseado em nuvem similar ao Google Drive.

Se você não estiver satisfeito com os resultados do Yandex, você pode clicar na opção Google ou Bing na parte inferior esquerda de cada página de resultados de pesquisa.

Conclusão

Como a internet é muito dinâmica, é bem provável que essa lista dos 6 mecanismos de pesquisa mais usados no Brasil mude nos próximos anos.

Embora a posição do Google nos últimos anos seja bem consistente, existe espaço na internet para todos os gostos e necessidades de cada usuário.

Se você usa o Google, e fosse considerar usar um mecanismo de busca alternativo, como Bing, DuckDuckGo ou Ecosia, qual usaria?

 


Assine nosso boletim para receber nossos conteúdos!

Obrigado por se inscrever!

Copyright © 2022 Conteúdo Digital na Prática

bottom of page